A importância das métricas nas redes sociais

Em plena revolução digital em que as redes sociais vem ditando e redirecionando as estratégias de marketing no mercado, muitas empresas ainda apresentam certa resistência em incluir perfis de suas marcas e, consequentemente, não destinam verbas de planejamento de marketing para essas plataformas. Por falta de conhecimento do mercado, talvez o principalmente receio dessas empresas […]


Publicado em 12 de junho de 2013 / Marketing Digital para E-commerce, Mídias Sociais, News

Em plena revolução digital em que as redes sociais vem ditando e redirecionando as estratégias de marketing no mercado, muitas empresas ainda apresentam certa resistência em incluir perfis de suas marcas e, consequentemente, não destinam verbas de planejamento de marketing para essas plataformas.

A importância das métricas nas redes sociais

Por falta de conhecimento do mercado, talvez o principalmente receio dessas empresas seja as possíveis repercussões negativas que as redes sociais podem causar à marca. E se houver alguma reclamação, como vamos responder? No entanto, vivemos num mundo digital em que clientes, consumidores ou qualquer pessoa com acesso à rede têm uma infinidade de canais para expor opiniões, críticas e elogios, logo, querendo ou não vão falar da marca, e neste caso é melhor estar lá.

Não conseguir medir o retorno ou acompanhar os benefícios é a barreira que mais inibe as empresas a utilizar as mídias sociais, um pouco mais da metade das empresas brasileiras pensam assim. De acordo com a pesquisa “Mídias Sociais nas Empresas”, entre as empresas que monitoram ou já utilizaram mídias sociais, apenas 18% mensuram seu desempenho nas mídias sociais por meio do retorno sobre o investimento em ferramentas como o Google Analytics ou facebook insight, por exemplo.

Além de estar próximo e engajado com o consumidor da marca, medir o desempenho de uma empresa é crucial para avaliar investimento e retorno; prestar contas; demonstrar valor e impacto; avaliar as necessidades de recursos; testar hipóteses; melhoria contínua. Por este motivo as métricas têm um papel fundamental para planejamento e devem estar incluídas nele, elas servem de termômetro eficiente para medir resultados e ajudar a direcionar ações mais precisas e eficazes nas redes sociais.

Conheça os principais tipos de mediação para uso em redes sociais

  • Web analytics

    Métricas e dimensões básicas, usadas para obter dados sobre Web sites e comércio eletrônico. Algumas medições são: exibições de página, taxa de rejeição, visitantes únicos, taxa de novos visitantes, páginas por visita, origem geográfica, tempo de visitação, click-through rate (CTR), páginas mais visitadas, fontes de tráfego, leads. As ferramentas integradas com mídia social identificam blogs, comunidades e perfis que se ligam (links) ao site da empresa / campanha, e comparam diversos perfis de visitantes;
    Busca geral e Segmentada: permitem buscar por termos e avaliar volumes;

  • Monitoração e Análise

    Além das funções de coleta e armazenamento têm recursos de adição e cruzamento de informações mais refinadas.

  • Classificação e Avaliação de Perfis
    Geralmente propõem classificação, escores e rankings próprios.




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