Acessibilidade Web

De acordo com o site Acessibilidade Web, o termo tem a seguinte definição, “acessibilidade na Internet ou acessibilidade na web significa permitir o acesso à web por todos, independente de tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com […]


Publicado em 26 de dezembro de 2012 / Acessibilidade, News

De acordo com o site Acessibilidade Web, o termo tem a seguinte definição, “acessibilidade na Internet ou acessibilidade na web significa permitir o acesso à web por todos, independente de tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiências”. O último senso do IBGE realizado em 2010 apontou que aproximadamente 43 milhões de brasileiros possuem alguma necessidade especial, não indiferente a isso, a aplicação das tecnologias voltadas para a pessoa com deficiência já é parte da legislação brasileira.

Acessibilidade Web

O mundo da velocidade da informação e novas novas tecnologias, tem como características a interatividade conectividade e mobilidade, fatores que diminuem as distâncias entre tempo e espaço. Sendo assim, a acessibilidade web tem a função de garantir o fluxo dessa interação.

Conheça alguns mitos sobre acessibilidade web que ainda precisam ser desmistificados:

Site acessível implica em baixa qualidade visual:

Especialistas garantem que, recomendações sobre acessibilidade não limitam a parte gráfica ou multimídia do projeto. O oposto é verdade, pois a acessibilidade melhora os resultados e permite seu uso por tecnologias avançadas.

Deficientes não usam a web:

Projetistas que alegam conhecer bem seus clientes, talvez nunca tenham realizado pesquisas para avaliar a satisfação ou descobrir quais são deficientes. É possível que os deficientes realmente não visitem seus sites justamente por não serem acessíveis.

Acessibilidade na web é algo complexo:

Não é necessário conhecer a fundo HTML ou folhas de estilo para desenvolver páginas acessíveis. Ao fazê-lo, porém, o projetista aprende como realmente a web funciona, e seu real papel para a sociedade.

Projetar páginas web acessíveis é caro e demanda mais tempo:

Desde que a preocupação com acessibilidade ocorra já no início do projeto, o custo para implementar acessibilidade é praticamente nulo. E o tempo gasto não é em vão.

Conhecer mais sobre algo é sempre o primeiro passo para rever conceitos.

Garantir direito igualitário à informação é uma questão de cidadania.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas