Como otimizar sua loja virtual com o Business Intelligence

Business Intelligence , Inteligência de Negócio ou simplesmente BI é um termo utilizado para sistemas de suporte a decisão com foco no monitoramento do desempenho de processos operacionais, táticos ou estratégicos de uma empresa ou corporação.

Business Intelligence

Publicado em 11 de outubro de 2013 / Desenvolvimento de Sites, E-commerce / Comércio Eletrônico, News

Business Intelligence , Inteligência de Negócio ou simplesmente BI é um termo utilizado para sistemas de suporte a decisão com foco no monitoramento do desempenho de processos operacionais, táticos ou estratégicos de uma empresa ou corporação.

Esses processos podem ser monitorados por meio de métricas, Indicadores de Desempenho ou KPIs e agrupados pelo período de tempo e estrutura de dados necessária para responder dinamicamente as questões de negócio suportados por esses processos.

Uma outra característica marcante e resultante do Business Intelligence é a agilidade de apresentaressas métricas e indicadores de desempenho através de Painéis de Controle ou Dashboards com alertas,gráficos, tabelas, mapas e um conjunto de análises de negócio que ajudam os profissionais aotimizarem o processo de tomada de decisão de uma forma simples, rápida e eficiente.

Traçando um paralelo para os termos práticos de uso deste sistema no e-commerce, podemos dizer que, apesar de o momento para o setor (em expansão), ser de fato animador, os resultados poderiam ser ainda melhores se alguns problemas de estrutura dessa plataforma web fossem resolvidos.

Atualmente, muitas vendas são perdidas no meio do caminho, seja pela desistência e desinteresse do consumidor, ou pela dificuldade encontrada por ele para finalizar a compra. O problema é que muitos sites são desenvolvidos em plataformas obsoletas que não permitem otimizações e aplicação de técnicas e estratégias para melhorar o funil de conversão, ou recuperação do carrinho, o que impossibilita o trabalho e sucesso da empresa.

É exatamente neste ponto que se aplica a praticidade do Business Intelligence (BI). Uma solução estratégica ara não perder oportunidade de entender o comportamento do consumidor que visita seu e-commerce.

Com um relatório específico será visível quais são os locais onde o usuário desiste da compra, ou por onde está saindo do site. Com o relatório é possível ainda criar um funil e entender onde se pode melhorar, seja no layout, apresentação do conteúdo, nas próprias funcionalidades da loja, navegação, preço, entre outros fatores.

Problemas mais comuns detectados pelo Business Intelligence

Os motivos que levam o usuário a desistir da compra são diversos, mas um dos erros mais comuns, principalmente, entre as lojas virtuais mais novas são

  • Falta de credibilidade

Ignorar canais de atendimento, por exemplo, ou deixar de responder o cliente pode ser mortal para o negócio. Manter etapas muito complicadas para a finalização da compra – às vezes 12 passos, enquanto as grandes lojas já utilizam a tecnologia de one step checkout, onde o usuário finaliza a compra em apenas uma tela;

  • Investimento inadequado em mídia

No rol de erros que podem matar o negócio, o investimento inadequado se destacada. Isso acontece com mais frequência entre os médios e pequenos empresários, pois eles não têm o expertise na compra de mídia por performance, e acabam investindo em canais que não trarão o retorno esperado. Com um relatório próprio encaminhado, feito por consultorias especializadas, todos esses problemas são não só identificados, como podem ser solucionados e acompanhados de perto.

Com as correções no e-commerce e os investimentos corretos em mídia, o resultado obtido é o aumento na taxa de conversão, ou seja, mais vendas com menos visitas, além da melhora no retorno sobre o investimento (ROI).

Comprando a mídia de forma correta é possível ainda otimizar o investimento, gerando, por sua vez, mais venda com o mesmo valor gasto anteriormente. O próximo passo será aumentar o investimento e crescimento da empresa como consequência.

Fonte: Mundo do Marketing



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