Curadoria de Conteúdo como vantagem competitiva

De acordo com especialistas na área de comunicação, um dos grandes problemas da web hoje é o excesso de informação. Para ter dimensão sobre o assunto, podemos citar como exemplo o YouTube que recebe 45 horas de vídeo por minuto. Isto significa que, para assistir a tudo que o YouTube publica em um dia, levaríamos […]

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Publicado em 7 de agosto de 2013 / News, Webwriting

De acordo com especialistas na área de comunicação, um dos grandes problemas da web hoje é o excesso de informação. Para ter dimensão sobre o assunto, podemos citar como exemplo o YouTube que recebe 45 horas de vídeo por minuto. Isto significa que, para assistir a tudo que o YouTube publica em um dia, levaríamos em média, oito anos. Entretanto, o excesso de informação na rede, pode gerar oportunidades para empresas.

Neste contexto, a Curadoria de Conteúdo (seleção e filtragem de conteúdos digitais) é uma realidade para a comunicação on-line, pois estamos constantemente sendo inundados com anúncios, artigos e outras formas de informações diárias. Entender esse conceito é essencial para ajudar seu público a ver apenas as notícias ou as atualizações mais importantes.

Curadoria de conteúdo significa aprender com os outros e partilhar seus conhecimentos. Há várias maneiras de iniciar o processo de curadoria, mas todos visam sempre a identificação, organização e compartilhamento de tais conteúdos. Atualmente, randes empresas como GE e Pepsi estão apostando na curadoria de informação como forma de aumentar o reconhecimento de suas marcas na web. Um indício da necessidade da filtragem no monitoramento dessa verdadeira avalanche de informação disponível na rede.

O processo

Tendo em mente que a cada minuto centenas de novos vídeos são carregados online, posts em blogs são escritos e publicados, milhares de tweets e outras mensagens curtas são compartilhados, podemos dizer que existe uma avalanche de conteúdo sendo criado o tempo todo. O interessante é que há relativamente poucas tecnologias ou ferramentas que tem sido adotadas de uma forma generalizada para gerenciar esse dilúvio de informação, como por exemplo os buscadores.

A questão real é se soluções como estas serão suficientes. Por algumas estimativas, em poucos anos vamos chegar a um ponto onde todas as informações na internet irão dobrar a cada 72 horas. O resultado previsível disso é que as marcas estão começando a focar na criação de conteúdo quando elas começam a olhar para as mídias sociais. Assim surge o papel do curador, aquele que encontra grupos, organiza e compartilha o melhor e mais relevante conteúdo sobre uma linha de assunto específico. O componente mais importante deste trabalho é a palavra “continuamente”, e no mundo em tempo real da internet, isso é essencial.

Fonte: Social Blend

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