E-commerce: Reformulação do conceito de vendas na era digital

Comércio eletrônico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial em que toda transferência de informação é feita através da internet. A prática abrange diferentes tipos de negócios na web, desde sites de artesanato destinados a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre […]


Publicado em 10 de janeiro de 2013 / E-commerce / Comércio Eletrônico, News

Comércio eletrônico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial em que toda transferência de informação é feita através da internet. A prática abrange diferentes tipos de negócios na web, desde sites de artesanato destinados a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações. A popularidade dos sites de compras coletivas e os chamados e-marketplaces onde clientes, empresas e logistas criam uma rede de relacionamento para venda de produtos e serviços, já dão um panorama sobre o futuro do setor.

E-commerce: Reformulação do conceito de vendas na era digital

Apesar de a prática ser relativamente nova, o e-commerce é um fenômeno de crescimento na web. Segundo especialistas, a tendência é que o crescimento continue, tendo em vista que muitas empresas estão migrando ou associando seus modelos de negócios tradicionais para os virtuais. O maior diferencial está no fato de o comércio eletrônico permitir que transações de bens e serviços entre clientes e empresas, (e todas as variáveis possíveis), sejam feitas de forma prática, sem barreiras de tempo ou distância; o que vem redefinindo o conceito tradicional de comércio. Quando devidamente implementado, esse modelo de vendas on line é mais rápido, mais barato e mais conveniente que os métodos tradicionais de negociação de bens e serviços.

De acordo com informações do site Webinsider, as expectativas de crescimento das vendas on line para 2013 devem manter o setor aquecido e acirrar a disputa entre empresas e lojistas. Logo, investir em estratégias de vendas criativas e inovadoras são sempre um diferencial.

Veja algumas dicas essencias para destacar sua empresa nesse tipo de mercado

  • Proporcionar experiência positiva para quem visita sua loja – Promova um ambiente amigável com fácil visualização dos produtos, informações detalhadas, comentários de outros consumidores, fotos boas, várias fotos sobre cada item da loja.
  • Responder ao chamado do cliente de forma rápida e eficiente – Atenda o seu cliente bem e de forma rápida. Passe segurança para ele sobre o produto que você vende, mostre que você conhece o que está vendendo.
  • Acompanhamento da entrega do pedido – Informe ao cliente quando o produto foi enviado, previsão de chegada, se vai chegar no prazo ou se vai atrasar. Assuma a responsabilidade sobre isso e mantenha o cliente informado.
  • Atender cada um dos visitantes e clientes de forma personalizada – Cada pessoa é única e tem necessidades diferentes, tente evitar ao máximo a burocratização do atendimento e os procedimentos padronizados.
  • Faça o pós venda – Ligue para o seu cliente, pergunte como foi a experiência de compra, convide ele a opinar, pergunte o que agradou ou desagradou, o incentive a te seguir nas redes sociais, a fazer um comentário do produto que adquiriu.

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