Espionagem pode dar resultados

Esta semana foi anunciado a criação do Mensageria Digital, o “Gmail nacional”. A ferramenta que deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre do ano que vem, é uma tentativa do governo de proteger os interesses dos brasileiros da espionagem internacional. Entretanto, no mercado web, existem formas legais de realizar “espionagem” . Muitas vezes a […]

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Publicado em 11 de setembro de 2013 / News

Esta semana foi anunciado a criação do Mensageria Digital, o “Gmail nacional”. A ferramenta que deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre do ano que vem, é uma tentativa do governo de proteger os interesses dos brasileiros da espionagem internacional.

Entretanto, no mercado web, existem formas legais de realizar “espionagem” . Muitas vezes a melhor maneira de levar o seu e-commerce, por exemplo, para o próximo nível é entender a fundo como os seus concorrentes operam. Se você não sabe o que seus concorrentes estão fazendo, é difícil tomar decisões inteligentes que irão manter seus clientes atuais e atrair novos.

Por isso, é importante identificar quais os seus principais competidores, e reunir informações detalhadas sobre os pontos fracos (e fortes) de seus concorrentes.

Esse tipo de “espionagem” é possível através de ferramentas que podem ser utilizadas com diferentes propósitos: benchmark entre seu site e de um concorrente, obter uma estimativa do número de visitas de um site (antes de entrar em contato com seus administradores) onde se queira anunciar. Elas se baseiam nas informações disponíveis na internet.

Identificando os Seus Principais Concorrentes

O primeiro passo nessa pesquisa é determinar quais são as palavras-chave da sua área de atuação. Faça isso com base nas palavras-chave do seu site e naquelas que você acredita que estão sendo usadas pelos seus competidores (baseadas nos produtos e serviços oferecidos, nas sua localização, etc).

Após criar a lista, comece a pesquisar usando estes termos, anotando os principais resultados que aparecem na primeira página – principalmente aqueles resultados que aparecem em mais de uma busca. Isso irá listar todos os sites que o Google percebe como sendo relacionados ao seu – e a maioria será o dos seus competidores, se eles forem bons.

Selecionando Os Seus Principais Competidores

Agora que você já tem uma ideia quem são os seus concorrentes, é hora de visitar o site deles. Procure perceber o que você gosta e não gosta no site. Faça a si mesmo algumas perguntas, como:

    • Qual o público-alvo do site?
    • O visitante/cliente deste site mora em algum local específico?
    • Como são os preços deles comparados com os seus?
    • Quais são às chamadas à ação do site?
    • Como são as descrições e imagens dos produtos?
    • O website possui uma versão mobile?
    • Qual é a presença deste concorrente nas redes sociais? Como ele as usa, qual a sua interação com os cliente?

Com base nisso, você conseguirá identificar quase são os seus principais concorrentes para aprofundar sua pesquisa.

O ideal é contratar uma empresa de consultoria em internet, cujas equipes são treinadas para prestar esse tipo de assessoria de forma rápida e eficiente.

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Fonte: Wix blog



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