HTML5: O futuro dos web apps

O HTML é considerada uma linguagem sólida e de confiança pelos programadores e desenvolvedores, e por isso mesmo tornou-se o padrão de uso em todos os navegadores atuais.

HTML5

Publicado em 17 de setembro de 2013 / News

O termo “HTML5” soa familiar para a maioria dos usuários da Internet de hoje em dia, e embora todos nós lidemos com essa tecnologia quase que diariamente, poucos sabem realmente explicar do que se tratam esses 5 caracteres.

O HTML5 é a versão mais recente da linguagem de programação conhecida como HTML (Hyper Text Markup Language), sigla em Inglês para Linguagem de Marcação de Hipertexto. Essa linguagem usa um texto codificado para criar e organizar conteúdo online.

O HTML é considerada uma linguagem sólida e de confiança pelos programadores e desenvolvedores, e por isso mesmo tornou-se o padrão de uso em todos os navegadores atuais. Com o advento do HTML5 em 2007, certas melhorias foram introduzidas, mas foi apenas em 2010 que esses novos recursos começaram a ser utilizados com mais frequência.

Graças a essa popularidade, cada vez mais diferentes plataformas, navegadores e sites estão se tornando compatíveis com esse novo padrão.
A grande vantagem do HTML5 é que ele permite desenvolver aplicativos que rodam simultaneamente em diversos dispositivos.
Mas o que realmente tem impulsionado a adoção da linguagem é o fator liberdade: um web app não precisa se submeter às regras de lojas como a App Store, da Apple.

Vantagens do HTML5

  • Ele torna a navegação mais rápida e simples, melhorando a performance de uma página web. Os desenvolvedores utilizam o HTML5 para reduzir o tamanho dos arquivos online e com isso melhorar a experiência do usuário;
  • O HTML5 possui uma ferramenta gráfica poderosa, chamada de Canvas (tela, em Inglês), em que é muito mais fácil  criar animações, desenhos e outros visuais complexos sem a necessidade de usar um aplicativo externo;
  • Um dos recursos que recebem mais atenção é a capacidade do HTML5 em gerenciar arquivos de vídeo. Dessa forma, é possível inserir videos em uma página sem usar componentes externos (como plugins). Isso faz uma diferença tão grande que todos os grandes sites estão começando a usar esse recurso (inclusive o YouTube). O mesmo vale para sons/músicas. O HTML5 possui um suporte a elementos sonoros muito poderoso.
  • Está disponível em várias plataformas diferentes e funciona com a mesma eficiência em PC’s, smartphones e tablets.

É importante mencionarmos que o HTML5 ainda é uma tecnologia em desenvolvimento, muito ainda irá mudar. Porém, basta  olharmos o que é possível fazer hoje em dia com esta (inacabada) tecnologia para termos certeza que o HTML5 vem pra ficar e ele irá moldar o futuro da Internet nos próximos anos.

Fonte: Wix.com



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas