Inbound marketing: O marketing das redes sociais

A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência global. A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única deste mediador. Assim, surgiu o conceito de Inbound […]

inbound-marketing

Publicado em 24 de julho de 2013 / Marketing Digital para E-commerce, Mídias Sociais, News

A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência global. A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única deste mediador. Assim, surgiu o conceito de Inbound Marketing, um estilo de marketing que consiste em focar na melhoraria de um negócio, visando atrair clientes e não correr atrás deles.

Segundo o Wikipedia,o Inbound Marketing é realização de propaganda de uma empresa através de blogs, podcasts, vídeos, livros, newsletters, white papers, SEO, marketing de mídia social, e outras formas de marketing de conteúdo.

Por outro lado, a compra de atenção, telemarketing, mala direta, rádio, anúncios de TV, panfletos de vendas, spam, e-mail marketing, telemarketing e publicidade tradicional são considerados Outbound Marketing ou marketing tradicional.

O Inbound Marketing ganha a atenção dos clientes, se tornando fácil de ser encontrado, atraindo atenção para as plataformas de comunicação da empresa como o site, através da produção de conteúdo interessante, comentários e consequentemente recomendações, indicações e boca a boca (bate-papo) são possíveis pela Internet e são considerados também formas de Inbound Marketing.

Até Links Patrocinados podem ser considerados Inbound Marketing. Afinal, eles são uma forma de intrusão muito sútil, já que as pessoas devem estar buscando por aquilo que você vende se a campanha for de performance e bem otimizada.

Inbound marketing nas redes sociais

Inúmeras empresas visam hoje trabalhar com as redes sociais e utilizar seus serviços a favor de suas campanhas de marketing, mas para isso, o inbound marketing é fundamental.

A maior necessidade em explorar um novo mercado é a compreensão de suas especificidades, tanto de funcionamento, quanto de interação, como uma rede social, buscar entender a linguagem e comunicação entre os usuários.

A razão pela qual as redes sociais são hoje o maior polo comercial é justamente a clareza e imediatismo que lida e trabalha de maneira natural entre seus usuários, como por exemplo, uma empresa que visa atingir fãs, seguidores ou compartilhamentos suas ação é voltada para as mídias sociais. Esta é a maior estratégia desse tipo de marketing.

Vantagens do Inbound marketing

  • Consome menos dinheiro
  • Quando o Marketing tradicional precisa de verba e funcionários para ser efetuado corretamente, o Inbound Marketing só necessita de mão de obra. Quase todas as formas de realizar esse tipo de marketing são grátis. Apesar de poder ter um custo bastante alto, isso dependendo do nível de funcionário que você precisará para sua realização;

  • Precisão
  • O Inbound Marketing permite identificar com mais facilidade e de forma mais precisa quem está interessado no seu trabalho, quem é seu público-alvo. Isso porque os clientes potenciais entrem em contato com você de forma espontânea, já que eles estão interessados e procurem seus produtos/serviços. O que não é o caso do Outbound (marketing tradicional), que geralmente atinge as massas sem distinção;

  • É investimento, não despesa
  • Quando no Marketing tradicional você precisa de verba e orçamento contínuo para gerir publicidade para atingir sempre novos prospects, no Inbound Marketing investe-se bastante no início para poder tornar-se “referência” de mercado, isso aparecendo primeiro no Google e criando comunidades nas redes sociais a respeito dos seus produtos ou serviços no médio-longo prazo.

    Neste nível, o seu marketing acaba se fazendo sozinho, o que torna extremamente difícil para um concorrente se posicionar melhor no mercado.

    Fonte: O Globo on line

    Mais informações sobre Marketing nas Mídias Sociais.
    Solicite um orçamento!



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas