Link patrocinado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Link Patrocinado é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet. Principais características: – Anúncio em formato de texto contendo um título, descrição do produto/serviço oferecido e a URL do site. Ao ser clicado leva o usuário para o site do anunciante; – O anunciante paga apenas quando um […]


Publicado em 19 de abril de 2009 / Google Adwords

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Link Patrocinado é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet.

Principais características:

– Anúncio em formato de texto contendo um título, descrição do produto/serviço oferecido e a URL do site. Ao ser clicado leva o usuário para o site do anunciante; – O anunciante paga apenas quando um usuário clica no anúncio. Esse valor é chamado de custo por clique (CPC); – O custo do click depende de uma série de fatores, os principais são a quantidade de vezes que as palavras-chaves escolhidas pelo anunciante são utilizadas nas buscas do google, a posição do anúncio na página de resultado da busca e qual é o CPC ofertado pelo anunciante; – Anunciante determina o quanto quer investir por dia; – Alterações no anúncio, segmentação e o investimento a qualquer momento.

De acordo com o instituto Jupiter Research, a estimativa dos investimentos em links patrocinados nos Estados Unidos, em 2007, será de US$ 4,4 bilhões.

Existem 3 formatos de link patrocinado.

Por Palavra-chave: O mais conhecido e utilizado no mercado anunciante. Os anúncios são veiculados nos resultados de pesquisas dos maiores buscadores da internet brasileira. Toda vez que o usuário da busca pesquisar a palavra-chave que o anunciante está patrocinando, seu anúncio será exibido junto com os resultados que o buscador gerou. Empresas que comercializam este formato: UOL, Yahoo! e Google.

Por Assunto: Os usuários de internet acessam as páginas de conteúdo na internet em busca de informação e entretenimento. Os anúncios são associados com o tema da página onde está sendo veiculado. Empresas que comercializam este formato: UOL: Estações de Conteúdo da Home UOL. São mais de 40 estações temáticas para anunciar em links patrocinados. Google: Adsense, rede de sites afiliados. Yahoo!: Sites parceiros.

Por Perfil: Pioneiro Mundial, o UOL é possui exclusividade na comercialização deste tipo de link patrocinado. Quando o internauta acessa sua caixa de e-mails do UOL e/ou do BOL são publicados, na lateral direita, anúncios de acordo com o perfil do usuário de e-mail. O anunciante determina o perfil do seu público-alvo de acordo com o sexo, idade e localização geográfica.

Origem dos links patrocinados

– Em 1998 – Empresário americano Bill Gross criou a GoTo.com com resultados pagos e leilão de palavras; – Em 2001 – Empresa é rebatizada de Overture; Devido a patente dos Links Patrociandos, o Google entrou em um acordo e pagou US$ 300 Milhões para utiliza-los; – Em 2002 – O site Cadê? (empresa do Yahoo!) começa a vender Links Patrocinados em seu site de busca no Brasil; – Em 2004 – Overture é adquirida pelo Yahoo! por US$ 1,6 Bilhões; – Em 2005 – UOL lança seus links patrocinados por Assunto e Perfil; – Em 2006 – UOL lança o link patrocinado por palavra-chave.



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