Marketing 3.0: Os clientes como novos donos da marca

Essa vertente do marketing atual ganhou força depois do lançamento do livro “Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano” de Philip Kotler. Segundo o próprio Kotler, este conceito é na verdade uma evolução de eras anteriores do marketing. Tendo em vista nossa caminhada cibernética (ainda lenta), para […]


Publicado em 27 de fevereiro de 2013 / Marketing Digital para E-commerce, News

Essa vertente do marketing atual ganhou força depois do lançamento do livro “Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano” de Philip Kotler.

Segundo o próprio Kotler, este conceito é na verdade uma evolução de eras anteriores do marketing. Tendo em vista nossa caminhada cibernética (ainda lenta), para o pleno uso da web 3.0, que tem como mola propulsora a inteligência e eficácia colaborativa de conhecimento, entender a transição desse conceito é o primeiro passo para nos adequarmos à forma de produzir marketing digital que cumpra bem o papel de atendimento às necessidades específicas do novo ambiente web.

Marketing 3.0 e os clientes como novos donos da marca

De acordo com publicações do E-blog, especializado em consultoria de gestão digital, o perfil do desenvolvimento de estratégias de marketing, logística e outras demandas como relacionamento com clientes, deverão sofrer alterações que apesar de pequenas, serão significativas para a sobrevivência das empresas na internet. Na web 3.0 a premissa é o relacionamento com o cliente (de forma muito mais integrada como é praticado atualmente), porque transforma os consumidores em colaboradores, expandindo a concepção atual de “satisfação do cliente” que costuma nortear ações de marketing.

No marketing 3.0, uma empresa entrega mais que produto, serviço ou satisfação para serem usufruídas pelos clientes, ela deve representar um ideal, com o qual cliente (colaborador) se identifique; é preciso ter percepção da alma do público alvo, o que gera a necessidade de integração cada vez mais estreita em todas as plataformas disponíveis de comunicação na internet para promover e estimular a interação desse público que compartilha ideias, informações e conhecimento. Assim as empresas poderão de forma, mais inteligente explorar esses ambientes e promover estratégias de marketing eficazes.

De acordo como o Portal do Marketing estas são as principais diferenças entre Marketing 2.0 e 3.0:

Marketing 2.0 Orientação no Consumidor

  • Satisfazer e reter clientes;
  • Tecnologia da Informação;
  • Consumidor com Coração e Mente;
  • Posicionamento do Produto e empresa;
  • Funcional e Emocional;
  • Relacionamentos Um-para-um

Marketing 3.0 Guiado por valores

  • Fazer um mundo melhor;
  • Tecnologia de uma nova era;
  • Consumidor com Coração, Mente e Espírito;
  • Missão, Visão e Valores;
  • Funcional, Emocional e Espiritual;

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