Orkut ainda é a rede social preferida dos brasileiros

O Twitter cresce entre as redes sociais, mas não desbanca o Orkut na blogosfera brasileira quando utilizado para publicação de depoimentos sobre a experiência de compra com produtos e serviços. Em 2008, a rede do Google possuía 61,1% do share of buzz dos internautas, enquanto o Twitter respondia por 3,8% do buzz envolvendo experiências de […]


Publicado em 29 de junho de 2009 / Mídias Sociais

O Twitter cresce entre as redes sociais, mas não desbanca o Orkut na blogosfera brasileira quando utilizado para publicação de depoimentos sobre a experiência de compra com produtos e serviços. Em 2008, a rede do Google possuía 61,1% do share of buzz dos internautas, enquanto o Twitter respondia por 3,8% do buzz envolvendo experiências de compra.

Em 2009, houve uma mudança: o Twitter subiu de 6º para o 2º serviço mais utilizado nas postagens de depoimentos sobre marcas e produtos, com 23%. Mesmo conquistando espaço, o microblog Twitter não ultrapassou a marca de 45,9% do Orkut, que continua líder no ranking.

Os dados foram pela E.Life, empresa brasileira de monitoração e análise da comunicação boca a boca on-line, que comparou o comportamento da blogosfera no Brasil entre janeiro e abril de 2008 em relação ao mesmo período deste ano.

A faixa etária do usuário das redes sociais no Brasil é outro dado interessante: são os jovens entre 19 e 25 anos, seguidos pela faixa etária de 26 a 30 anos, que publicam depoimentos nos serviços MGC (Mídia Gerada pelo Consumidor). “Isso nos permite prever que o hábito de leitura e utilização das mídias sociais para decisão de compra de produtos e serviços irá se consolidar nos próximos anos, juntamente com o envelhecimento da população jovem, pioneira no uso das redes sociais”, diz Alessandro Barbosa Lima, CEO da E-Life.

O perfil da blogosfera desenhado pela E-Life revela ainda que a região Sudeste concentra o maior número de usuários: no ano passado contava com 63,6% e em 2009 cresceu para 64,8%. A região Sul, em 2008, respondeu por 13,7%, e neste ano chegou a 15,6%. A região com menor participação dos internautas nos serviços de publicação de depoimentos na Web é a região Norte: de 2,4% em 2008, caiu para 2% em 2009.

Fonte: AdNews



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas