Orkut ainda é espelho da popularidade do brasileiro na web

Apesar de, nos últimos meses, ter perdido terreno para o Twitter e Facebook, o Orkut continua sendo uma das redes sociais de maior sucesso dentre os internautas brasileiros. Com mais de 35 milhões de usuários, o Brasil representa 57% da audiência global do site. Com tamanha abrangência, a rede de relacionamentos ainda é um dos […]


Publicado em 15 de setembro de 2009 / Mídias Sociais

orkutApesar de, nos últimos meses, ter perdido terreno para o Twitter e Facebook, o Orkut continua sendo uma das redes sociais de maior sucesso dentre os internautas brasileiros. Com mais de 35 milhões de usuários, o Brasil representa 57% da audiência global do site. Com tamanha abrangência, a rede de relacionamentos ainda é um dos principais indicadores da popularidade do brasileiro na web.

Dono de cinco perfis lotados no Orkut, o jornalista Celso Cardoso tem a vantagem de carregar para a web a sua popularidade já conquistada anteriormente. Apresentador do programa “Gazeta Esportiva” e também cantor, Cardoso vê no Orkut uma boa maneira de dar atenção aos fãs. “Era avesso ao Orkut até ler algumas coisas sobre mim em algumas comunidades. Fiquei sensibilizado e percebi que a melhor maneira de retribuir o carinho era criando um perfil”, conta.

Diferente de um usuário comum, o jornalista usa a rede como uma forma de divulgar seu trabalho em outras mídias, como o blog, Twitter e site oficial. Assim, seu perfil acabou ganhando um caráter muito mais profissional que pessoal, pois calcula ser amigo de apenas 10% dos seus contatos. “É comum ver pessoas nos shows que chegam até mim e falam: ‘Recebi seu convite pelo Orkut’… ‘Sou Fulano, sempre te escrevo…’. Muito legal!”.

Já para Isabelle Esper, 22, o segredo está em saber ser encontrada. Com 900 contatos em sua rede de amigos, a estudante revela que dar o máximo de informações possíveis em seu perfil facilita a exposição. “Facilito as coisas, deixando o meu nome verdadeiro no perfil sem nenhuma estrelinha ou ponto. Desta forma as pessoas me procuram na pesquisa e me acham logo de cara”, explica.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Google, 81% dos usuários vêem nas comunidades o recurso mais interessante do site. Já os álbuns de fotos são praticamente uma unanimidade, com 92% de preferência na navegação. Assim, é muito importante fazer uma seleção chamativa de tais elementos.

Ciente disso, Isabelle usa seu álbum como mais um atrativo para expandir sua rede de amigos. “Toda vez que saio levo a câmera e tiro fotos com amigos. Quando chego em casa sou a primeira publicar as fotos e os que não são meus amigos já me adicionam para ‘roubar’ as fotos do dia anterior”, diz.

Fonte: Flávio Moreira | Para o UOL Tecnologia



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas