Twitter: veja 15 dicas para usar o serviço com elegância e bom senso

Dar crédito, respeitar o limite de caracteres, oferecer bons links e não ser egocêntrico estão entre as boas atitudes no serviço. Embora pareça simples responder à questão “O que você está fazendo?”, muitos perdem a postura ao compartilhar um link ou observação pessoal pelo Twitter. A questão parece ser tão importante que este mês entrou […]


Publicado em 19 de junho de 2009 / Mídias Sociais

Dar crédito, respeitar o limite de caracteres, oferecer bons links e não ser egocêntrico estão entre as boas atitudes no serviço.

Embora pareça simples responder à questão “O que você está fazendo?”, muitos perdem a postura ao compartilhar um link ou observação pessoal pelo Twitter.

A questão parece ser tão importante que este mês entrou no ar o perfil @Twittiqueta, de onde vieram muitas destas dicas de elegância para o serviço de microblogging.

Quer evitar constrangimentos em 140 caracteres? Siga 14 dicas básicas e tenha um perfil querido por quem te segue.

1) Não use o Twitter como blog
Se o espaço tem 140 caracteres, é para ser respeitado. Não divida uma mensagem em 2 tweets ou mais.

2) Siga só quem quiser
Além disso, você pode deixar de seguir uma pessoa caso não esteja feliz em ler seus ‘tweets’. E não implore para ser seguido, a mecânica é diferente do “me adicione” de uma rede social como o Orkut.

3) Não leve a público o particular
Se quiser apenas se comunicar diretamente com alguém use @nomedousuário. Caso o assunto seja particular, use mensagens diretas.

4) Responda
Sempre confira se alguém te enviou uma mensagem direta e a responda – conversar faz parte do Twitter, inclusive para fazer perguntas como “Alguém sabe se aparelho X é compatível com o processador Y?”.

5) Diminua a frequência de posts
Menos é mais, e você irritará seus seguidores se quiser atualizá-los a todo instante sobre qualquer tópico que seja. Escolha qualidade, não quantidade.

6) Cuidado ao divulgar blogs e afins
É muito fácil parecer spammer e perder seguidores por usar seu perfil como ferramenta de marketing, a não ser que isto esteja claro e definido desde o início.

7) Evite ser tedioso e egocêntrico
Nem todos querem ler “Bom dia Twitters” ou “Estou visitando um lindo museu”. Tenha conteúdo e, se for falar sobre si, recomenda-se contextualizar o seguidor, com uma foto ou link.

8 ) Compartilhe coisas incríveis
Bons links, músicas, dicas culturais, frases interessantes e curiosidades são sempre vistos com bons olhos.

9) Dê crédito
Quando for twittar algo que alguém disse, use ‘RT @nomedeusuário’, mencionando apenas a fonte original do texto. No final da mensagem, mostre o perfil que te trouxe a mensagem, colocando ‘(via @nomedeusuário)’.

10) Seja discreto
Ao falar sobre eventos sociais particulares – como uma festa de aniversário ou encontro no bar -, é melhor ser vago. Nem todos querem que a informação seja compartilhada.

11) Use gramática apropriada
Um guia não oficial do site Grammar Girl aponta pequenas dicas, como evitar abreviaturas estranhas e usar pontuação corretamente.

12) Cuidado com o que escreve
Caso o seu perfil seja público, lembre-se que a vítima de uma reclamação ou xingamento via Twitter poderá ler. Consequências mais trágicas incluem ser demitido por algo que foi mecionado no serviço.

13) Com álcool, sem ‘tweets’
Após (ou durante) um happy hour ou festa onde você já perdeu as contas de quanto bebeu, não invente de conectar e escrever o que lhe vier à cabeça. Esta dica complementa a anterior.

14) Use a busca
Você não precisa ler todos os tweets. “Use o http://search.twitter.com para encontrar mensagens sobre assuntos específicos q lhe interessam”, diz o @Twittiqueta .

15) Indique bons perfis
Se quiser sugerir que seus seguidores sigam alguém com posts interessantes, use a famosíssima hashtag ‘#FollowFriday’ e, em seguida, ‘@nomedousuário’.

Fonte: IDGNow

Mais informações sobre Marketing nas Mídias Sociais.
Solicite um orçamento!



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas