O e-mail marketing como estratégia em marketing digital

Quando o assunto é marketing digital, temos algumas ferramentas estratégicas que nos guiam na elaboração de planos de ação para os mais variados tipos de campanhas envolvendo vendas (no sentindo mais amplo do termo), e principalmente, desenvolvimento de canal eficaz de relacionamento com o cliente. O e-mail marketing se define pelo envio de mensagens eletrônicas […]


Publicado em 30 de janeiro de 2013 / E-mail Marketing, Marketing Digital para E-commerce, News

Quando o assunto é marketing digital, temos algumas ferramentas estratégicas que nos guiam na elaboração de planos de ação para os mais variados tipos de campanhas envolvendo vendas (no sentindo mais amplo do termo), e principalmente, desenvolvimento de canal eficaz de relacionamento com o cliente. O e-mail marketing se define pelo envio de mensagens eletrônicas a fim de atingir metas específicas de marketing. É o meio de comunicação mais utilizado no mobile marketing e, apesar das novas tecnologias não perde sua importância, tanto como técnica isolada de comunicação quanto tática combinada de integração com as redes sociais e operações de e-commerce, além da possibilidade de segmentar e personalizar os envios, já que o objetivo principal do e-mail marketing é criar relacionamentos.

O e-mail Marketing como estratégia em marketing digital

Apesar das grandes vantagens apontadas por especialistas de marketing e os bons resultados vistos na prática por empresas e profissionais da área, algumas pessoas encaram o e-mail marketing com desconfiança por associarem ao SPAM. Entretanto, a grande diferença entre essas duas técnicas cujos objetivos são opostos está na permissão de quem recebe o e-mail. No SPAM, os e-mails são enviados a milhares de usuários sem a permissão destes, o que incomoda por ocupar espaço na caixa de e-mail com informações que na maioria dos casos não são interessantes para quem recebe.

No e-mail marketing, os e-mails são enviados com o consentimento do dono da conta e existe a opção de cancelamento do envio. Empresas sérias e comprometidas com a qualidade da informação e bem estar de seus clientes, costumam respeitar a privacidade dos usuários, afinal, o objetivo é criar relacionamento e não dificultar esse processo.

Veja algumas vantagens dessa tática que podem otimizar suas ações de marketing:

  • Visibilidade: Segundo o IBGE, o e-mail desponta como um dos principais motivos de acesso à internet no Brasil. Isto significa que, quando o usuário se conecta à rede, existem grandes chances de checar seus emails, assim,surge a oportunidade de ter sua marca divulgada em um espaço que certamente, será visto por ele.
  • Segmentação: Quando uma pessoa se cadastra para receber seus e-mails, podemos pedir informações adicionais para mandar e-mails diversificados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse.
  • Interatividade: Com um simples clique em um link na mensagem do e-mail as pessoas podem visitar seu site, responder seu e-mail ou solicitar a exclusão da lista.
  • Agilidade: Possibilidade de enviar milhares de e-mails em segundos, além da mensuração rápida de resultados, utilizando links e parâmetros exclusivos nas mensagens por e-mail, por exemplo.
  • Boa relação custo X benefício: O custo para enviar e receber e-mails é quase zero e o retorno de uma campanha usando essa estratégia pode ser muito grande porque é criada uma relação de credibilidade entre empresa e cliente.

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