O papel do Analista de Mídias Sociais no planejamento de ações em mídias digitais

Já não é nenhuma novidade que a internet revolucionou a forma de comunicação em nossa sociedade. Essa evolução desenfreada da tecnologia da informação está gerando novos hábitos e tendências de comportamento na web. As redes sociais estão aí para mostrar o quanto a interatividade pode ligar pessoas e redefinir o conceito de tempo e espaço. […]


Publicado em 14 de fevereiro de 2013 / Mídias Sociais, News

Já não é nenhuma novidade que a internet revolucionou a forma de comunicação em nossa sociedade. Essa evolução desenfreada da tecnologia da informação está gerando novos hábitos e tendências de comportamento na web. As redes sociais estão aí para mostrar o quanto a interatividade pode ligar pessoas e redefinir o conceito de tempo e espaço.

O papel do Analista de Mídias Sociais no planejamento de ações em mídias digitais

A nova realidade das mídias sociais está fazendo surgir uma demanda de profissionais preparados para produzir informação eficiente que atenda às necessidades desse novo e crescente canal de comunicação. Não é à toa que a profissão de Analista de Mídias Sociais é apontada como umas das carreiras que estarão em alta em 2013. Mais do que “passar o dia no facebook”, a função de um analista de mídias requer profissionais qualificados, antenados com o mundo web. O mercado de mídias sociais é recente, apesar de já existirem cursos e especializações voltadas para a área, ainda não existe formação acadêmica específica. No geral, o cargo é ocupado por profissionais de comunicação e marketing.

As empresas já perceberam a importância estratégia desse profissional no mundo web e, estão não só aderindo como também investindo nesse conceito de comunicação como um novo e lucrativo canal de marketing para dar visibilidade aos negócios no mundo web.

Consolidar uma marca e gerar relacionamento nas mídias sociais não é uma tarefa para amadores. Por isso, o papel do analista de mídias, como mediador desse processo de comunicação é fundamental. Este profissional é responsável por cuidar de todo planejamento, execução de projetos e monitoramento de resultados das ações digitais.

De acordo com o blogmidia8 especializado em mídias digitas, essas são algumas funções de um Analista de Mídias Sociais

Planejamento
É papel do analista de mídias sociais cuidar do planejamento estratégico da empresa nas mídias sociais. Ele tem como tarefa inicial entender o planejamento geral da empresa e trazê-lo para o meio digital. É preciso entender tanto do meio online como do meio offline. Além de entender muito de mídias sociais, entender de marketing em geral, administração e empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento de um bom planejamento. O analista precisa ser muito estudioso e gostar de ler, afinal, o mundo na web muda todo dia.

Produção de conteúdo
Outra função do analista de mídias sociais é a produção de conteúdo relevante para as diversas mídias sociais que a empresa está presente. Seja no Twitter, Facebook, blog ou qualquer outra, a empresa precisa de conteúdo atualizado e voltado para seu público alvo. O analista fica responsável por produzir o melhor conteúdo possível. É preciso ter uma alta capacidade de leitura, crítica, resenha, escrita e criatividade. Sem falar no excelente domínio do português.

Relacionamento/atendimento
O analista de mídias sociais também cuida do relacionamento com os usuários interessados. Essa é uma função delicada e demanda um profissional preparado. Atender pessoas nas mídias sociais é complicado, todos estão vendo como a empresa se comportará. As competências necessárias são muito parecidas com as de produção de conteúdo.

Monitoramento/métricas
Também é função do analista de mídias sociais fazer o monitoramento de tudo o que acontece de interessante para a empresa no meio. No monitoramento estão inclusas tanto as ações da empresa quanto o acompanhamento de tendências. É fundamental para a empresa conhecer os resultados de suas ações nas mídias sociais e o analista tem esse papel de gerar relatórios e apresentar os resultados e retornos sobre investimento. Ele também precisa estar atrás das tendências e novidades na web. Depois do monitoramento volta-se a um novo planejamento e o ciclo de trabalho do analista está completo.

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