Planejamento gera ações eficientes de Marketing Digital

Que o marketing digital é uma tendência que vem se desenvolvendo para suprir as demandas do e-commerce (comércio eletrônico), todo profissional engajado com o mundo da internet já deve saber. Entender as vantagens de um investimento em planejamento de marketing digital é o primeiro passo para àqueles que, ao invés de aventurar-se no mundo do […]


Publicado em 2 de janeiro de 2013 / Marketing Digital para E-commerce, News

Que o marketing digital é uma tendência que vem se desenvolvendo para suprir as demandas do e-commerce (comércio eletrônico), todo profissional engajado com o mundo da internet já deve saber. Entender as vantagens de um investimento em planejamento de marketing digital é o primeiro passo para àqueles que, ao invés de aventurar-se no mundo do e-businnes, preferem traçar metas e objetivos tangíveis de acordo com o perfil do mercado e a realidade de seu negócio.

Marketing digital

Sendo assim, mais que época para refletir sobre questões pessoais, o começo do ano é um bom momento para repensar estratégias e metas profissionais.

Sem dúvida, no mercado web, todos os holofotes estão voltados para o cliente, logo, todo modelo de negócio há de considerar o desenvolvimento e aprimoramento da interação do relacionamento com eles. As diversas ferramentas disponíveis na web, dão ao empreendedor uma enorme vantagem em relação a elaboração e monitoramento de projetos e campanhas. No entanto, a escolha acertada sobre àquelas que funcionarão melhor para cada modelo de negócio, é a grande diferença entre sucesso e fracasso do posicionamento de sua empresa na internet quando o assunto é Marketing Digital.

Segundo Bruno Mello editor e colunista do site Mundo do Marketing, existem alguns passos básicos e essenciais, que devem ser considerados antes do esboço de um plano de marketing digital. A primeira dica valiosa é ouvir! Converse com sua equipe, desde o analista de marketing ao designer, assim poderá associar ideias a partir de diferentes pontos de vista que serão úteis para traçar seus objetivos. Conheça bem seu modelo de negócio, assim será mais fácil, por exemplo, identificar que mídias atenderão melhor às necessidades de divulgação da sua marca.

Estratégias para um plano de Marketing Digital

  • Análise cuidadosa do mercado no segmento trabalhado;
  • Atribuição de medidas e conceitos que influenciem o público no valor da marca;
  • Definir ações paralelas em mídias sociais, e-mail marketing, SEO e Links Patrocinados;
  • Otimização da usabilidade do site;
  • Gerar uma comunicação personalizada;
  • Inclusão de plano de ação com indicadores dos resultados obtidos durante a campanha;
  • Monitoramento (Controle do processo).

Outro fator primordial é estar atento às tendências do mercado. Até mesmo empresas consolidadas, consideradas top of mind, podem ruir quando mantêm condutas inflexíveis não condizentes com o novo comportamento de e-businnes.

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