Redes Sociais: Como transformar engajamento em vendas

Converter seguidores em potencial em clientes nas mídias sociais dá trabalho. Além disso, o trabalho de um profissional de marketing não termina com o fechamento da venda. Embora, usuários de mídias sociais, comprem uma vez, não significa que estes vão comprar novamente, a menos que seu produto ou serviço cumpra a promessa final de forma […]

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Publicado em 28 de agosto de 2013 / Marketing Digital para E-commerce, Mídias Sociais, News

Converter seguidores em potencial em clientes nas mídias sociais dá trabalho. Além disso, o trabalho de um profissional de marketing não termina com o fechamento da venda. Embora, usuários de mídias sociais, comprem uma vez, não significa que estes vão comprar novamente, a menos que seu produto ou serviço cumpra a promessa final de forma 100% efetiva.

O problema é que no mundo de hoje sempre conectado, um comentário ruim ou discurso mal visto nas mídias sociais pode influenciar diretamente o relacionamento com sua marca e/ou produto. Conquistar seguidores ou gerar uma vantagem através das plataformas de mídias sociais é apenas o início do processo de vendas que não está totalmente realizado até que eles façam a sua primeira compra.

Ainda mais importante é fidelizar o cliente, fazendo-o a comprar novamente é disseminar bons comentários sobre seus produtos para sua família e amigos, porque é aí que está o maior impacto das mídias sociais.

Como resultado, os meios de comunicação social, a conversão é um processo contínuo que requer refinamento iterativo. Afinal, as mídias sociais são espaços propícios para engajamento, transformar esse relacionamento em vendas efetivas tem que ser uma prática contínua.

Para converter engajamento em vendas é necessário observar alguns pontos

Saiba quem são os seus clientes potenciais

Pense além do comprador em si, considere também formadores de opinião, tomadores de decisão, o usuário final, conexões e público em geral nas mídias sociais. Para isso, considere criar personas de marketing e personas consumidores, usuários de mídias sociais para ajudar a conhecer melhor o seu mercado-alvo e facilitar a criação de conteúdo efetivo para estes;

Ofereça informações úteis e relevantes

Pule o discurso clichê de marketing promocional, porque os consumidores não confiam nisso. Em vez disso, forneça o conteúdo que eles procuram em linguagens simples, fáceis de entender. Lembre-se, se você não fizer isso, eles vão procurar outro canal para obter o que querem;

Apresente as qualidades de destaque da sua oferta

Torne seus produtos e serviços em VIPs exibindo suas características mais favoráveis. Procure destacar seu melhor lado. Os clientes precisam de informações tanto de pré-compra e pós-compra, pois se o produto não é usado, os clientes não vão ser conquistados, e assim, não irão comprar de você novamente;

Crie landing pages específicas para atrair seguidores

Incorporar conteúdo criativo para chamar atenção é parte do mesmo processo. Na medida em que seus recursos permitem, desenvolva landing pages mais segmentadas (aquelas páginas do site em que o usuário inicia a navegação);

Mensure resultados para seus objetivos de negócio
Isso significa determinar as métricas de modo que eles estão alinhados com seus objetivos. Além disso, verifique se as suas análises podem capturar informações úteis em cada etapa do processo.

Conversão em mídias sociais é um trabalho contínuo e nada fácil, cujo processo de uso resulta em aprendizagens graduais em cada campanha. É necessário a repetição do processo para melhorar a eficácia nos resultados em diferentes plataformas, contextos e mudanças ao longo do tempo.
Trate isso como uma ciência, uma teoria, faça testes. Descubra o que funciona e aplique. Se não funcionar, mude!

Fonte: Site ideia de marketing



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