Saiba usar as redes sociais a favor da sua marca

As redes sociais são poderosas ferramentas de marketing para qualquer empresa, elas podem funcionar como canal direto de relacionamento com o cliente, o empreendedor pode usá-las para divulgar promoções, lançar novos produtos, fazer pesquisa de mercado. No entanto, muitas empresas andam falhando ao usar essa ferramenta. Recentemente a revista Exame publicou um artigo mapeando os […]

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Publicado em 3 de julho de 2013 / Mídias Sociais, News

As redes sociais são poderosas ferramentas de marketing para qualquer empresa, elas podem funcionar como canal direto de relacionamento com o cliente, o empreendedor pode usá-las para divulgar promoções, lançar novos produtos, fazer pesquisa de mercado.

No entanto, muitas empresas andam falhando ao usar essa ferramenta. Recentemente a revista Exame publicou um artigo mapeando os erros mais frequentes cometidos por empresas com perfis em redes sociais.

Entender e identificar esses erros é o primeiro passo para usar as redes sociais a seu favor:

  • Não ouvir os clientes
  • Ao mostrar sua cara nas redes sociais, uma empresa deve estar preparada tanto para ouvir elogios quanto reclamações e responder de maneira satisfatória ao cliente. Os comentários devem funcionar como indicadores de qualidade dos produtos e serviços que a empresa está oferecendo. “É nas críticas que estão as melhores oportunidades de mudança”;

  • Não interagir com os clientes
  • Criar um perfil nas redes sociais e deixa-lo às moscas é o maior erro que uma empresa pode cometer. Crie uma estratégia para manter seu perfil sempre atualizado com novidades e dialogue com os seus fãs e seguidores – dessa forma eles se sentirão estimulados a continuar interagindo com a sua marca;

  • Não monitorar os resultados
  • Deixar de observar como sua marca está repercutindo nas redes sociais é um risco que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de correr. Mesmo que você não tenha um perfil, conversas espontâneas envolvendo seus produtos e serviços podem estar acontecendo sem que você se de conta. Na melhor das hipóteses, você pode estar perdendo uma oportunidade de entender como os seus clientes pensam e se comportam em relação à sua marca. Na pior, pode estar alheio enquanto uma campanha negativa de graves proporções atinge sua credibilidade;

  • Perder a concorrência de vista
  • Deixar de monitorar seus concorrentes fará com que sua empresa esteja sempre um passo atrás. Acompanhe o que outras empresas estão fazendo para poder identificar tendências e avaliar os principais erros e acertos.O objetivo não é copiar, mas se manter atualizado sobre o que está sendo feito e de que maneira você pode adaptar para a realidade da sua empresa;

  • Agir de maneira precipitada
  • As redes sociais abrem espaço para um relacionamento menos duro e formal com o cliente, mas é preciso ter muito cuidado para não reagir de maneira precipitada diante de reclamações e denúncias. Apure as informações antes de tomar qualquer providência;

  • Menosprezar a relevância do conteúdo
  • Bombardear os clientes apenas com informações institucionais e se autopromover o tempo todo vai afastá-los do seu perfil. Alimente sua conta com informações úteis, interessantes e relevantes para o seu público.

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