SEO como ferramenta de marketing de busca

O SEO Search Engine Optimization (em português otimização para motores de busca) é um processo que visa melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes para um site através dos resultados naturais (também conhecidos como orgânicos.) O SEO, é parte do Search Engine Marketing, que também se preocupa em posicionar os sites nos resultados pagos. […]

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Publicado em 20 de setembro de 2013 / Marketing Digital para E-commerce, News, SEO – Marketing de busca

O SEO Search Engine Optimization (em português otimização para motores de busca) é um processo que visa melhorar a quantidade e a qualidade dos visitantes para um site através dos resultados naturais (também conhecidos como orgânicos.) O SEO, é parte do Search Engine Marketing, que também se preocupa em posicionar os sites nos resultados pagos.

Existe uma correlação positiva entre posicionamento de um site nos resultados de busca e a quantidade de visitantes que chegam através dos resultados da mesma busca no Google, Bing, Yahoo ou qualquer outro motor de pesquisa: quanto melhor o posicionamento, maior o número de visitantes.

Essa relação tende a ser não linear: estudos demonstram que os primeiros resultados recebem mais de metade dos visitantes que efetuam uma dada pesquisa.

O SEO leva em consideração o funcionamento dos algoritmos que ordenam os resultados de busca e a forma como os visitantes efetuam as suas buscas, bem como a forma como estes interagem com a página (se os visitantes clicam imediatamente no botão de “voltar” então há alguma coisa que está errada) na otimização de um site.

O algoritmo
Os motores de busca, particularmente o Google, dedicam boa parte dos seus recursos ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos algoritmos que ordenam os sites por suposta ordem de relevância. Esses algoritmos são mantidos em segredo até ao limite e, embora cada possível alteração seja imediatamente inspecionada por centenas de sites como este, o conhecimento exato do seu funcionamento é do conhecimento de um grupo reduzido de privilegiados.

Esta constante busca da perfeição dos motores de busca que faz pulsar a indústria da otimização: o conhecimento de ontem será amanhã insuficiente para posicionar sites em ambientes competitivos.

O papel dos visitantes
De que serve colocar o site no primeiro lugar do Google para uma dada pesquisa se ninguém faz esta pesquisa? Ou se os visitantes que chegam regressam frustrados à página de resultados por não encontrar a informação que pretendem?

O estudo das keywords (palavras-chave) procura antecipar e solucionar este problemas: que termos são utilizados nos sites de busca, quais as palavras-chave relevantes para o site e, importante, quais as mais efetivas. Mais do que conquistar muito tráfego, o objetivo do SEO é trazer tráfego de qualidade.

Como se desenvolve a SEO?

  • Análise geral do site: meio envolvente, concorrência e posicionamento da marca;
  • Análise de keywords: estudo das palavras-chave mais adequadas ao site e efetivas na prossecução dos objectivo do site (vendas, clicks, difusão de uma mensagem, subscrição, etc.);
  • Otimização do site: para que o site esteja alinhado com o algoritmo dos motores de busca, é muitas vezes necessário modificar o código das páginas, a estrutura e até os conteúdos do mesmo;
  • Link Building: submissão do site a diretórios e outros sites; desenvolvimento de estratégias que visam captar a atenção de webmasters;
  • Acompanhamento do site: fazer a análise das estatísticas de acessos, acompanhar os progressos do site nas páginas dos resultados das buscas, rever o que poderá funcionar melhor, fazer testes comparativos e atualizar o site para acompanhar a constante evolução dos motores de busca.

É importante frisar o último ponto: SEO é um processo continuo e demorado cujos benefícios resultam de um trabalho cuidadoso e constante.

Fonte: Blog Marketing de Busca



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