Social Commerce: A tendência do marketing digital

Com a explosão das redes sociais, o comércio eletrônico (e-commerce), está ganhando uma nova forma de se relacionar com seus clientes, através do Social Commerce. No Brasil, só o facebook nos últimos 3 meses, aumentou o número de usuários em 10 % ou seja mais de 63 milhões de pessoas gerando informações que podem ser […]


Publicado em 19 de dezembro de 2012 / E-commerce / Comércio Eletrônico, Mídias Sociais, News

Com a explosão das redes sociais, o comércio eletrônico (e-commerce), está ganhando uma nova forma de se relacionar com seus clientes, através do Social Commerce. No Brasil, só o facebook nos últimos 3 meses, aumentou o número de usuários em 10 % ou seja mais de 63 milhões de pessoas gerando informações que podem ser usadas para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficientes. É cada vez mais comum empresas usarem as redes sociais (especialmente o facebook), como plataforma para desenvolvimento, expansão e consolidação de suas marcas.

Social Commerce

Principais vantagens do Social Commerce

Visibilidade e fidelização

A segmentação, própria das redes sociais, facilita a mensuração de resultados em tempo real sobre o andamento de campanhas, por exemplo, e também geram bancos de dados para futuros investimentos. A tendência das redes sociais é que o relacionamento de empresas e clientes se torne mais personalizado, até intimista, uma vez que estas, têm a possibilidade de obtenção de conhecimento aprofundado dos desejos e anseios dos seus clientes criando um vínculo mais profundo entre o consumidor e marca, consequentemente, aumentando a fidelização.

Se os dados coletados pelas empresas forem bem administrados e analisados, poderão antecipar tendências, fornecer ideias para novos produtos cada vez mais adequados aos seus clientes, gerando visibilidade.

Otimização de informação

Como vantagem a economia de tempo, troca de experiências, redução do risco de uma compra inadequada, soluções baseadas em interesses comuns, aumento do poder de barganha, além, de um relacionamento mais próximo da marca com clientes, representa ganho de tempo para as empresas (re) formularem métodos de campanhas e investimentos.

Outra grande vantagem do Social Commerce é a influência da recomendação nos impulsos de compra. Diversos estudos e pesquisas já identificaram que os consumidores confiam mais em seus amigos e conhecidos próximos do que em anúncios tradicionais aos quais já estão acostumamos. Assim, a recomendação por pessoas que fazem parte da mesma rede de afinidade, gera multiplicação do conceito da marca, o melhor, sem nenhum custo adicional.

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1 Comentário

  1. jonas klein disse:

    Olá meus comprimentos pelo bom artigo, realmente as redes sociais são uma ferramenta extraordinária para se fazer a divulgação de quase tudo, pois quando se fala em investir uma campanha de marketing, as redes sociais, oferecem uma ótima relação custo beneficio, tanto do ponto de vista do dinheiro quanto do tempo investidos.

    Um grande abraço, e um feliz 2013.

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