Tecnologia mobile: O futuro do mercado digital

Mudança cultural, este é o termo para definir, as transformações sócio culturais que as novas tecnologias vêm provocando na comunicação do século XXI. Quando o assunto é a forma de se comunicar, podemos dizer que a sociedade atual desenvolveu em poucas décadas, o que a humanidade levou centenas de anos para evoluir. Esta é a […]


Publicado em 17 de abril de 2013 / Mobile, News

Mudança cultural, este é o termo para definir, as transformações sócio culturais que as novas tecnologias vêm provocando na comunicação do século XXI. Quando o assunto é a forma de se comunicar, podemos dizer que a sociedade atual desenvolveu em poucas décadas, o que a humanidade levou centenas de anos para evoluir. Esta é a era da velocidade da informação e conhecimento.

Esta semana o facebook liberou o uso do facebook Home no Brasil, um aplicativo para tela inicial de smartfhones, que entre outras funções, tem uma ferramenta chamada feed de Capa que permite substituir a tela inicial e/ou de bloqueio do aparelho, pelo feed de notícias da rede social do usuário, possibilitando interação direta de forma prática e em tempo real com as publicações de amigos no facebook. O app ainda é limitado a certos modelos e, inicialmente, não foi liberado para iPas e tablets.

No entanto, o engajamento com a inovação e investimento na comunicação mobile, deixa claro o aquecimento do mercado em uma tendência prevista por especialistas na área de comunicação digital, o fenômeno mobile moments, em que as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas via dispositivos mobile.

Sendo assim, não há dúvida de que essa tendência vai caminhar, por exemplo, para a eliminação de objetos cotidianos que carregamos em nossas bolsas e bolsos, assim como acarretará na diminuição de deslocamentos, ações e movimentos para nossas gestões e compras. Um admirável mundo novo para o desenvolvimento de ações de marketing num mercado pouco explorado com um público sedento por conteúdo, novidades, tendo (literalmente, em mãos), uma plataforma que permite interação em tempo integral.

Logo, não precisamos reiterar que entender como integrar essa realidade à estratégia de marketing de uma empresa é vital para o sucesso do que se convencionou chamar mobile marketing.

Sobre o assunto, encontramos um artigo do Social Media Arthur de Castro em que explica algumas ações que já vem sendo implementadas com sucesso por empresas brasileiras como Pão de Açucar, Netshoes e Buscapé.

Ações possíveis em mobile marketing

Site Mobile

Um site mobile é acessível em qualquer smartphone/tablet, seja ele Android, iOS, Windows Phone e afins, mas não pode utilizar alguns recursos do sistema, como a câmera por exemplo. Já um aplicativo, se não for híbrido, necessita de uma versão para cada um desses sistemas, em compensação, permite utilizar todos os recursos e é mais seguro.

QR-Code

Forma eficiente e barata de estratégia envolvendo o mobile marketing. Trata-se de um padrão parecido com o código de barras, onde o usuário aponta a câmera do dispositivo móvel para uma imagem, e a partir disso é direcionado para alguém conteúdo, como site, desconto, informação sobre o produto, etc.

SMS

Nesta ação, a vantagem é que ela abrange 100% dos celulares. Seja smartphone ou feature phone (aparelhos comuns, que não possuem aplicativos nem sistema atualizável). Seja no touch ou no teclado, todo mundo sabe mandar uma SMS, e também não tem um custo muito elevado. Hoje, as operadoras já disponibilizam planos específicos de SMS que podem ser bem utilizados nessa estratégia.

Aplicativos específicos

Apesar de exigirem um pouco mais de investimento, esses aplicativos podem ser utilizados de diversas maneiras, levando informações sobre o mercado, novidades, conteúdos relevantes, games, etc. Uma forma assertiva de comunicação com o público.

Mudanças são sempre a mola propulsora do mercado da comunicação. Para aderquar-se a ela é preciso estar antenado e engajado com as novidades, principalmente quando isso envolve tecnologia.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas