Usability BoK: pelas boas práticas de usabilidade

Usabilidade será a bola da vez, a exemplo do que aconteceu com a gestão de projetos. A UPA (Usability Professional Association) articula a criação do Usability Body of Knowledge e você pode influir se quiser. Por Rodrigo Polacco Em 2000, a preocupação das empresas era ter um site e em alguns casos fazer parceria com […]


Publicado em 20 de abril de 2009 / Usabilidade

Usabilidade será a bola da vez, a exemplo do que aconteceu com a gestão de projetos. A UPA (Usability Professional Association) articula a criação do Usability Body of Knowledge e você pode influir se quiser.

Por Rodrigo Polacco

Em 2000, a preocupação das empresas era ter um site e em alguns casos fazer parceria com um portal, que seria responsável por aumentar a visibilidade e mensurar os resultados.

Com o estouro da bolha em 2001, o mercado de forma geral ficou um pouco estagnado. Mas como a internet é um ambiente em expansão, continuou crescendo à taxa de dois dígitos, tornando-se mais relevante.

Até que em 2004 a preocupação migrou de ter um site para a de mensurar os resultados e entender melhor o comportamento do usuário dentro do site.

O mercado seguiu evoluindo e no final de 2005, início de 2006, o marketing de links patrocinados se tornou uma febre pela perspectiva de aumento de audiência a baixo custo. Ainda em 2006, mais para o final do ano, a importância da otimização para o site se posicionar melhor na busca orgânica entrou no radar das empresas e SEO foi a onda do momento.

Com o aumento do tráfego e mensuração dos resultados a necessidade que surgiu foi a de melhorar a experiência do usuário dentro do ambiente receptivo. Assim, ferramentas que fazem A/B testing, testes multivariados e projetos de usabilidade começaram a proliferar e tomar conta do mercado.

Esta semana recebi um e-mail da UPA (Usability Professional Association) com uma novidade que promete desmistificar e ajudar na disseminação de boas práticas de usabilidade, a criação do Usability BoK (Usability Body of Knowledge).

A proposta é criar uma referência viva que represente o conhecimento coletivo da profissão usabilidade e que seja uma referência na definição do âmbito da profissão, seguindo os mesmos passos da gestão de projetos anos atrás que culminou na criação do PMBoK.

Para participar da criação do Usability BoK precisa ser membro da UPA.

Mais detalhes no site do Usability Body of Knowledge.

Fonte: Webinsider



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas