Vantagens do HTML5 para os usuários e desenvolvedores

Hoje ouvimos muito falar que o HTML5 é o futuro da web, porém a realidade é que esta tecnologia já é o presente – embora muitos desenvolvedores estejam à parte nessa história.

postagem B4W

Publicado em 5 de novembro de 2013 / Arquitetura da Informação, Desenvolvimento de Sites, News, SEO – Marketing de busca

Hoje ouvimos muito falar que o HTML5 é o futuro da web, porém a realidade é que esta tecnologia já é o presente – embora muitos desenvolvedores estejam à parte nessa história.

Muitos profissionais pensam que para criar aplicações em HTML5 é preciso ter conhecimento em canvas, que cria animações e diversos outros recursos fantásticos, web storage e etc.

Mas a verdade é que começar a desenvolver com as features (funções) básicas, já faz uma diferença significativa para o usuário. Por isso, precisa ser visto como um grande parceiro da experiência do usuário, e vale lembrar que quando falamos de internet, estamos lidando com pessoas como um todo.

Um de seus benefícios está relacionado ao SEO (técnicas que auxiliam a otimização de sites) e semântica, pois o HTML5, além de estruturar sua aplicação, agora também tem relação direta com o conteúdo, o que facilita na procura dos principais buscadores.

Por exemplo, agora você pode determinar que um conteúdo é um menu e, assim, o buscador lê este elemento em “segundo plano” e dá prioridade a outros conteúdos mais importantes, como um texto sobre a empresa ou artigo.

Isso é uma grande revolução para a web em geral, sendo que a experiência de busca do usuário na internet fica cada vez mais precisa.

Outro ponto importante a se comentar é no que diz respeito à acessibilidade, pois as aplicações em HTML5, mesmo com as features básicas, já vem com o sistema de navegação via atalhos de teclado, o que facilita o acesso a pessoas com deficiência, como cegueira, baixa visão, daltonismo, etc. Isto é extremamente importante.

Uma especificidade muito rica quando falamos em HTML5 são os novos inputs de texto (campos de texto, muito utilizados em formulários), que agora ganham uma interface diferente quando acessados de um dispositivo móvel, porém eles mantêm a aparência comum de um input tradicional no desktop.

Essa solução facilita muito o método como o usuário interage, pois a interface é intuitiva e seus tamanhos por padrão são adequados para áreas clicáveis em diversos dispositivos, ambientes e situações onde são acessados.

Lembre-se que em um mundo cada vez mais cheio de dispositivos e resoluções, não ter uma experiência confortável significa má usabilidade e, principalmente, má acessibilidade.

Desenvolvedores

Pensando no lado do desenvolvedor, o HTML5 vai deixar seu código mais semântico, com tecnologia atualizada e, claro, usável e organizado. Visualmente falando, encontrar as tags no código fica um pouco melhor, pois evita caçar elementos em meio a uma “salada” de div’s.

Enfim, o que quis mostrar com este artigo é que o HTML5 beneficia a todos, tanto usuários quanto desenvolvedores, mesmo com suas técnicas mais simples – sendo que as tecnologias mais avançadas serão utilizadas em projetos cada vez mais específicos e muitas vezes experimentais.

Não generalizando, mas a maioria das pessoas trabalha em projetos mais comuns, como sites institucionais, portais, e-commerce, o que, na maioria das vezes, não requer utilizar tantos recursos avançados.

Portanto, seja na agência ou projetos freelancer, se encoraje, discuta com a comunidade de desenvolvedores, aprenda muito, pense no seu usuário e aplique essa tecnologia. Afinal, o HTML5 já é o presente.

Fonte: iMasters



0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas