Web Design Responsivo criando novas experiências de acesso

Web Design Responsivo é uma abordagem para criar sites onde a experiência do usuário é otimizada independente da forma a qual ele acessa o website, facilitando a navegação em qualquer caso, independente de usar um desktop ou um dispositivo móvel; não importa a resolução o conteúdo de um web site responsivo vai se adequar a […]


Publicado em 8 de maio de 2013 / Desenvolvimento de Sites, News

Web Design Responsivo é uma abordagem para criar sites onde a experiência do usuário é otimizada independente da forma a qual ele acessa o website, facilitando a navegação em qualquer caso, independente de usar um desktop ou um dispositivo móvel; não importa a resolução o conteúdo de um web site responsivo vai se adequar a este espaço, sem perder informações e nem a capacidade de transmitir o necessário ao usuário.

Design Responsivo criando novas experiências de acesso


O design responsivo é uma área que ganhou muito destaque nos últimos tempos justamente pelo fato de a internet estar migrando para dispositivos móveis como tablets e smartfhones que têm resoluções de telas bem variados.

Sendo assim, surge como uma evolução lógica do design de sites. Esta característica demonstra que um site pode ser visto de diversas formas e em diversos contextos. Esse tipo de design, quando aplicado, consegue responder ao tamanho da tela para se adequar da melhor forma. Ao invés de criar dois sites separados, um para mobile e um para desktops, se projeta apenas um site que vai se adaptar muito bem a qualquer tela em que for carregado.
Com a utilização em larga escala do conceito de design responsivo, surgem todos os dias novas teorias e nomes para definir melhor esta técnica que precisa estar alinhada à arquitetura da informação para que o desenvolvimento do projeto esteja dentro dos padrões definidos pelo conceito para aprimorar a navegação, priorizando o usuário ao invés da máquina.

O site Midiatismo publicou um artigo sobre o tema explicando algumas tendências que surgiram com o crescimento do conceito:

Design de largura fixa

Este é o formato ainda muito utilizado. Neste modelo a página tem tamanho fixo para tudo, independente de onde está sendo visto. Se o site tem tamanho de 1024x600px, este será o tamanho dela em qualquer circunstância. Quando utilizada está técnica, o desenvolvedor acaba se obrigando a criar um site para desktop e um totalmente novo para os smartphones;

Design adaptivo ou responsivo

Nesta técnica o site é construído de forma a se adapatar à tela em que está sendo carregado da melhor maneira possível. Neste caso é utilizado uma mistura do design fixo e design fluído. Apesar da algumas controvérsias, há pequenas diferenças específicas que os identifica e difencia;

Design fluído ou líquido

Apesar de ter outras variações no nome, esta técnica é na verdade uma versão menos complexa do design adaptivo. Este tipo de design se preocupa em construir tudo em porcentagens, nunca utilizando números fixos na sua construção. Na utilização desta técnica, geralmente, são necessárias uma versão para celular e uma para desktop, mas a vantagem é que dentro do desktop ele irá se adaptar melhor a vários tamanhos de tela, ao contrário do fixo, que será igual para todos.



2 Comentários

  1. Ola. Tenho um site http://www.rioadventures.com e gostaria de torna-lo responsive.

    Comecei um trabalho com uma empresa mas não está dando certo. Gostaria que vcs pudessem me dar um orçamento para transformar meu site em responsive.

    Porcuro um bom design com navegabilidade facil e bem adaptavel a desktop, ipad e smartphones. Atualmente 30% do meu publico acessa meu site por tables, Ipads e smarts. Meus concorrentes não tem essa tecnologia e quero estar a frente deles.

    Aguardo retorno,

    Obrigado.

Deixe o seu comentário!

Postagens relacionadas