Webwriting: Produção de conteúdo como estratégia de marketing digital

Geralmente, o Marketing Digital costuma ser divulgado e se torna conhecido pelas pessoas através de algumas de suas sub-áreas. Alguns termos são muito comuns como, mídias sociais, email marketing, entre outros. Cada uma dessas áreas é apresentada em seus detalhes de funcionamento. Quando se fala em mídias sociais, por exemplo, é abordada a importância do […]


Publicado em 23 de janeiro de 2013 / Marketing Digital para E-commerce, News

Geralmente, o Marketing Digital costuma ser divulgado e se torna conhecido pelas pessoas através de algumas de suas sub-áreas. Alguns termos são muito comuns como, mídias sociais, email marketing, entre outros. Cada uma dessas áreas é apresentada em seus detalhes de funcionamento. Quando se fala em mídias sociais, por exemplo, é abordada a importância do monitoramento e as vantagens do relacionamento com clientes.

Webwriting: Produção de conteúdo como estratégia de marketing digital


O avanço da comunicação digital chama à necessidade de uma ação de marketing que, embora, essencial nem sempre é valorizada no mundo corporativo, a produção de conteúdo ou Webwritting. Muitas empresas (e profissionais), ainda acreditam que Webwriting se restringe à redação para web, subestimando o poder dessa ferramenta que vai muito além do texto, abrangendo todo o conteúdo e sua organização em ambientes digitais que, nos últimos anos passaram por transformações, e estabeleceram-se como meios de distribuição de informação, ampliando as possibilidades de utilização de conteúdo multimídia que passou de apenas produção de texto para indexação de vídeos, galerias de imagens, animações, infográficos interativos, ícones, etc.

Com a evolução dos ambientes digitais, o Webwriting passou a ser entendido como o conjunto de técnicas de organização e de distribuição de conteúdo cujo o objetivo é facilitar a leitura e a navegação do conteúdo. Logo, entender porque a produção de conteúdo deve ser vista com prioridade em uma empresa, é um passo importante para reformulações de conceitos, afinal, as plataformas digitais estão aí como ponte para disseminação de conteúdo de forma rápida e barata.

Entretanto, segundo Seth Godin um dos maiores pensadores do marketing da atualidade, mais importante que escolher quais redes sociais usar é saber escolher informação de qualidade. Sendo assim, pesquisamos em alguns sites na área de marketing alguns motivos para se investir em produção de conteúdo:

  • Produzir o próprio webwriting fará sua empresa se tornar uma referência – Quem produz conteúdo é visto como uma referência, alguém que entende e conhece bem o assunto. Então, valorize a informação, se sua empresa quer ser vista como a referência no assunto, é importante que ela própria produza conteúdo e mostre seus conhecimentos.
  • Conteúdo serve como munição para usuários das mídias sociais – O que as pessoas mais querem nas redes é compartilhar links dos outros. Assim, a maior recompensa que sua empresa pode obter das mídias sociais são as pessoas valorizando e divulgando o seu conteúdo por conta própria, nessa hora entender bem o perfil do usuário para gerar conteúdo com relevância e qualidade fará toda a diferença
  • Conteúdo relevante gera links, o ponto chave dos trabalhos em SEO – Por mais que o estudo de palavras chave seja feito, que os títulos, headings e links internos sejam otimizados para a palavra, de nada valerá se página não tiver relevância perante o Google.Por isso, produzir conteúdo de qualidade é garantia de receber bons links.

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